Residencia Residencia1 Residencia2 Residencia3 Residencia4 Residencia5Na última quinta-feira, dia 14, foi realizada a abertura projeto RESIDÊNCIA OFICIAL DE ÁGUAS CLARAS PORTAS ABERTAS que torna a residência um espaço aberto à visitação, uma ação do Programa Brasília Cidadã que estimula a participação social e a socialização dos espaços da cidade. As visitas serão realizadas através de agendamento que podem ser feitos através do site da residência oficial (www.roac.df.gov.br).

O objetivo é dar acesso público à um ambiente que revela a história de Brasília, tem uma dimensão política ao abrigar o governo da capital do país, é patrimônio ambiental como área de preservação, e ao mesmo tempo apresenta a arte, com as exposições, e fomenta a educação com palestras e oficinas.

Para a abertura da casa, os visitantes puderam participar de quatro exposições, além de ver as obras que estão nos ambientes da casa: “Brasília, a cidade que inventei”, do Arquivo Público de Brasília; “Memórias femininas”, com curadoria de Tânia Fontenele; “Moradas”, com obras do Museu de Arte de Brasília e do Museu Nacional; e a mostra de carros antigos, do Veteran Car Brasília.

Para marcar e espaço como local de fomento e valorização da cultura e artes de Brasília tivemos a apresentação de jovens do projeto Música e Cidadania, do Paranoá, e da harpista do Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro Cristina Carvalho.

Como forma de celebrar e agradecer pelo início do projeto foi realizada uma missa em ação de graças, na capela da residência, pelo Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília. Foi a primeira missa celebrada na capela da Residência Oficial desde o início da gestão de Rodrigo Rollemberg.

A Residência sempre recebeu visitas de autoridades, missões diplomáticas, grupos da sociedade civil, por exemplo este ano recebemos desde personalidades internacionais, como Graça Machel, ativista dos direitos humanos e primeira-dama de Moçambique, até a representantes dos jornais comunitários de Brasília. Além disso, a casa é um espaço de representação que sedia reuniões de trabalho do Governo de Brasília.

Agora integra o roteiro do Turismo Cívico com as escolas, abre agenda com os projetos e entidades sociais articuladas pelo Portal do Voluntariado e, também para os cidadãos e grupos com agendamento prévio, preferencialmente às segundas feiras.

Conheça a programação no site www.roac.df.gov.br
Contatos podem ser feitos pelo email: roacportasabertas@gmail.com ,
ou pelos telefones, (061) 3961-4800 ou 3961 4801

Programa Brasília Cidadã

O programa Brasília Cidadã — a ser lançado no segundo semestre de 2016 — tem o objetivo de identificar e reunir atividades promovidas por vários órgãos em um só programa, além de estimular, divulgar, valorizar e reconhecer as diferentes instâncias de participação e o controle social da população.

Entre as ações que têm sido desenvolvidas pelo governo de Brasília e vão fazer parte do Brasília Cidadã estão a Roda de Conversa, o Portal do Voluntariado, o Voz Ativa, as audiências e consultas públicas e as redes de ouvidoria